A SEGURANÇA PSICOLÓGICA NÃO É IGUAL PARA TODOS

A segurança psicológica está interligada com privilégio e interseccionalidade, todos trazemos conosco nossa bagagem psicológica.

Nossas experiências em locais de trabalho anteriores, nossa educação, a escola que estudamos, nosso gênero, raça, sexualidade, neurodiversidades, origem socioeconômica, idioma e muito mais, tudo isso afeta como percebemos as dinâmicas de poder no local de trabalho e como interagimos nelas.

Muitas pessoas terão aprendido que não é seguro falar abertamente no trabalho e, mesmo que criemos ambientes psicologicamente seguros, pode levar muito tempo para desaprender essas lições.

Da mesma forma, falar abertamente envolve quase sempre correr riscos, sejam eles interpessoais, de segurança no emprego, financeiros ou de reputação; e os riscos são maiores para uns do que para outros.

Devemos criar condições em que todos possam ser ousados, não apenas as pessoas que já falam abertamente.

Os benefícios da segurança psicológica:

  • Maior probabilidade de inovação bem-sucedida, resultando em tempo de lançamento no mercado mais rápido.
  • Maior capacidade de aprender com os erros, resultando em menos problemas ou interrupções, maior qualidade e melhores controles e governança.
  • Maior relato de preocupações e problemas de segurança, resultando em redução do risco de segurança, saúde e proteção ou incidentes de não conformidade.
  • Maior envolvimento dos funcionários, resultando em menores taxas de desligamento e redução de custos relacionados ao recrutamento, redução de problemas de saúde mental (estresse, ansiedade, síndrome de burnout) e menor absenteísmo.
  • Maior chance de relações saudáveis no trabalho.
  • Melhor reputação resultando em maior capacidade de recrutar as melhores pessoas.
  • Maior lucratividade como resultado de todos os itens acima.

Fundamentalmente, construir segurança psicológica não é apenas a coisa certa a fazer para os membros das suas equipas, mas é a coisa certa a fazer para o seu negócio ou organização ter um funcionamento humanizado.

Fonte:

Marina da Silveira Rodrigues Almeida – CRP 06/41029

Psicóloga Clínica, Escolar e Neuropsicóloga, Especialista em pessoas adultas Autistas (TEA), TDAH, Neurotípicos e Neurodiversos.

Licenciada pelo E-psi do Conselho Federal de Psicologia para atendimentos on-line.

Entre em contato comigo somente por WhatsApp (+55) 13 991773793 que minha secretaria enviará as informações que precisar sobre Psicoterapia on-line, Mentoria, Palestras e Consultoria.

Instagram:

@institutoinclusaobrasil

@psicologamarinaalmeida

@autismoemadultos_br

Compartilhe o post!

WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Pular para o conteúdo