O uso das redes sociais está se tornando cada vez mais prevalente nos últimos anos, especialmente entre os jovens. Por exemplo, o número de utilizadores chineses de redes sociais em 2020 foi de 924 milhões e espera-se que exceda mil milhões até 2022, e os utilizadores mostram uma tendência óbvia de juventude (iiMedia Research, 2021). Neste contexto, uma ampla gama de pesquisas examinou a influência do uso das redes sociais no desenvolvimento dos adolescentes (Schønning et al., 2020) e mostra que o uso das redes sociais está associado e preditivo da imagem corporal e das preocupações alimentares entre os jovens (Rounsefell et al., 2020; Saiphoo & Vahedi, 2019). Sendo um comportamento alimentar pouco saudável (Hou et al., 2013), a alimentação restrita refere-se à restrição intencional e sustentada da ingestão de calorias com o objetivo de alcançar a perda de peso e manter o peso corporal (Niu et al., 2020; Polivy & Herman, 1985).).
Há evidências documentadas de que a alimentação restrita serve como fator de risco para transtornos alimentares (Polivy & Herman, 1985) e contribui para vários problemas funcionais e de saúde (Pollert et al., 2016; Wang et al., 2020).
Algumas pesquisas concentraram-se, portanto, na alimentação restrita para examinar a influência potencial do uso das redes sociais (por exemplo, Yao et al., 2021). Compartilhar selfies nas redes sociais tornou-se uma atividade popular nos últimos anos (Katz & Crocker, 2015; Senft & Baym, 2015), e pode valer a pena investigar a associação entre atividades de selfies e alimentação restrita.
Selfies são definidas como autorretratos tirados com um smartphone ou câmera digital e geralmente compartilhados nas redes sociais (McLean et al., 2019).
Algumas pesquisas mostram uma ligação positiva entre atividades de selfies, como postagem de selfies e manipulação de fotos próprias, com comportamentos alimentares (Cohen et al., 2018; McLean et al., 2015; Niu et al., 2020).
Notavelmente, além de tirar, postar e editar selfies, as pessoas podem visualizar e examinar inúmeras selfies, bem como as curtidas e comentários relacionados compartilhados por outras pessoas ao usar a mídia social (ou seja, visualização de selfies; Wang, Xie, et al., 2019). Foi documentado que ver selfies de outras pessoas nas redes sociais é muito comum (Porch, 2015) e está relacionado com preocupações com a imagem corporal (Fardouly & Rapee, 2019; Wang, Fardouly, et al., 2019). Portanto, valeria a pena examinar a associação entre a visualização de selfies e a restrição alimentar.
Recentemente, a alimentação restrita está sendo generalizada entre os jovens chineses (Xiong et al., 2022; Yong et al., 2021). No entanto, a investigação centrada na utilização das redes sociais e na alimentação restrita no contexto chinês é limitada (Niu et al., 2020; Wang et al., 2023; Yao et al., 2021). Específico para atividades relacionadas a selfies, apenas um estudo, até onde sabemos, examinou a associação entre postagem de selfies e restrição alimentar entre mulheres adultas jovens e revelou uma relação positiva (Niu et al., 2020).
Considerando a popularidade da cultura das selfies na China (J. Fan, 2018), o presente estudo examinou a relação potencial entre a visualização de selfies e a restrição alimentar no contexto chinês. Notavelmente, seria particularmente importante examinar esta relação entre adolescentes porque a adolescência é acompanhada por mudanças físicas, psicológicas e emocionais (Patton & Viner, 2007). Os adolescentes tendem a ter maior consciência das preocupações com o corpo e o peso devido a essas mudanças (Lawler & Nixon, 2011). Além disso, a promoção de hábitos alimentares saudáveis entre os adolescentes é crucial, uma vez que pesquisas longitudinais demonstraram que a restrição alimentar durante a adolescência pode prever o aparecimento de depressão subsequente (Stice et al., 2000). Além disso, os adolescentes são mais propensos a envolver-se em comportamentos relacionados com selfies (Dhir et al., 2016). Levando isso em consideração, focamos nos adolescentes para investigar nossa questão de pesquisa. Coletivamente, o presente estudo teve como objetivo descobrir se a visualização de selfies estaria relacionada à restrição alimentar entre adolescentes chineses, bem como os mecanismos subjacentes a essa relação.
Visualização de selfies e alimentação restrita
De acordo com o modelo sociocultural, os fatores socioculturais (isto é, meios de comunicação social, família e pares) desempenham um papel crucial no desenvolvimento da insatisfação corporal e nos comportamentos subsequentes relacionados (por exemplo, dieta e exercício) com o objetivo de perder peso corporal e melhorar a imagem corporal ( Stice, 1994; Thompson et al., 1999).
As selfies nas redes sociais podem ser vistas como uma fonte de pressão sociocultural relacionada à aparência. Especificamente, os indivíduos normalmente escolhem imagens que consideram atraentes ao compartilhar selfies (McLean et al., 2015). Além disso, a ampla disponibilidade de aplicativos de edição de fotos torna conveniente para as pessoas aprimorarem suas selfies e postarem as mais visualmente atraentes (Fox & Vendemia, 2016; Stefanone et al., 2019). Como resultado, as selfies publicadas nas redes sociais exibem frequentemente aparências físicas altamente atraentes que são normalmente inatingíveis, impondo uma pressão sociocultural significativa relacionada com a aparência sobre os telespectadores. Consequentemente, os espectadores podem sentir insatisfação com a sua própria aparência, levando-os a envolver-se em esforços de modificação da aparência. Na verdade, uma revisão de vários estudos revelou que mais de dois terços dos participantes relataram utilizar a dieta como estratégia de perda de peso (Santos et al., 2017). Tomados em conjunto, seria razoável esperar que a visualização de selfies estivesse relacionada com a restrição alimentar.
Embora haja pouca evidência direta da influência da visualização de selfies na alimentação restrita, uma ampla gama de pesquisas documentou o papel que contribui para a visualização de selfies na imagem corporal negativa. Estudos transversais demonstraram associações positivas entre a visualização de selfies e a insatisfação com a aparência entre adolescentes (Wang, Fardouly, et al., 2019).
O efeito preditivo da visualização de selfies na imagem corporal negativa também é identificado por um estudo longitudinal com foco em adolescentes (Wang, Xie, et al., 2019). A investigação experimental também mostrou que a exposição a selfies de outras pessoas leva a uma diminuição da imagem corporal entre mulheres jovens e adolescentes (Fardouly & Rapee, 2019; Kleemans et al., 2018). Considerando a ligação entre a insatisfação com a imagem corporal e a restrição alimentar (Stice, 1994), propusemos que a visualização de selfies nas redes sociais teria uma associação positiva com a restrição alimentar.
O papel mediador da internalização do ideal de magreza
Um mecanismo importante que pode estar subjacente à relação entre a visualização de selfies e a alimentação restrita é a internalização do ideal de magreza.
De acordo com o modelo sociocultural da bulimia, o pré-requisito mais óbvio para que as pressões socioculturais tenham um impacto negativo no comportamento alimentar é que essas pressões sejam internalizadas. Por outras palavras, se um indivíduo não endossa as pressões socioculturais relativas à magreza e à atratividade, é improvável que essas pressões afetem a sua imagem corporal e o seu comportamento alimentar de forma negativa (Stice, 1994). Em linha com este ponto de vista teórico, o papel mediador da internalização do ideal de magreza nas associações da exposição mediática com a imagem corporal e preocupações alimentares tem sido bem documentado (por exemplo, Bair et al., 2012; Tiggemann & Slater, 2014). Da mesma forma, a relação entre a visualização de selfies e a alimentação restrita no presente estudo seria mediada pela internalização do ideal de magreza.
Como mencionado acima, as selfies publicadas nas redes sociais foram cuidadosamente selecionadas e melhoradas (McLean et al., 2015; Stefanone et al., 2019) e, portanto, a aparência dos indivíduos nessas selfies é geralmente esbelta e atraente, o que é alinhada com a norma de beleza descrita na mídia.
Consequentemente, a exposição a tais selfies faria com que os espectadores internalizassem o ideal de magreza. Além disso, os indivíduos não apenas internalizariam o ideal de magreza simplesmente através da navegação nas imagens, mas também através do feedback nas selfies, de acordo com a teoria do reforço social. Esta teoria sugere que as atitudes e comportamentos dos indivíduos podem ser reforçados pela resposta dos outros (Tiggemann et al., 2018). Consistente com essa perspectiva, a exposição a comentários e curtidas associadas a imagens relacionadas à aparência leva ao aumento da comparação da aparência e da imagem corporal inferior entre estudantes de graduação (Tiggemann & Barbato, 2018; Tiggemann et al., 2018). Tomados em conjunto, seria plausível esperar que a visualização de selfies levasse à internalização do ideal de magreza.
Tal como sugerido no modelo sociocultural da bulimia, o endosso das normas sociais de aparência física descritas na cultura contribuiria para a insatisfação corporal se os ideais não pudessem ser alcançados. Por sua vez, as pessoas tomariam medidas para perder peso corporal e melhorar a imagem corporal, como a restrição alimentar (Stice, 1994). Em termos mais simples, a internalização do ideal de magreza estaria relacionada à restrição alimentar. Na verdade, a investigação empírica tem apoiado consistentemente a associação positiva entre a internalização do ideal de magreza e a restrição alimentar entre estudantes universitários e raparigas adolescentes (por exemplo, McLean et al., 2015; Schaefer et al., 2017).
Além disso, pesquisas prospectivas também demonstraram o papel preditivo da internalização da magreza ideal nas mudanças subsequentes na dieta entre mulheres universitárias (Homan, 2010). Além disso, descobriu-se que a internalização do ideal de magreza medeia a associação entre a exposição à Internet e o comportamento alimentar entre meninas adolescentes (Tiggemann & Slater, 2014). Extrapolando essas descobertas, esperávamos que a internalização do ideal de magreza mediasse a relação entre a visualização de selfies e a alimentação restrita.
O papel moderador da alfabetização midiática
As ligações entre a visualização de selfies, a internalização do ideal de magreza e a restrição alimentar podem ser moderadas por algumas características individuais, como a literacia mediática.
Geralmente, a literacia mediática é definida como a capacidade de aceder, analisar, avaliar e produzir informação mediática (Xie et al., 2019; Yates, 1999), e descobriu-se que atua como um fator de proteção contra a influência negativa dos meios de comunicação em toda a população. vários resultados, incluindo imagem corporal (Paxton et al., 2022).
No contexto das imagens mediáticas, a literacia mediática refere-se à capacidade de criticar imagens e de fazer uma avaliação sobre quão realistas ou não as imagens são (Irving et al., 1998). Especificamente, uma pessoa com elevada literacia mediática poderia avaliar criticamente as imagens nos meios de comunicação e reconhecer se essas imagens foram manipuladas e melhoradas.
Com base na definição de literacia mediática, McLean et al. (2016b) propuseram um modelo de literacia mediática-corpo e preocupações alimentares, que é uma extensão do modelo de influência tripartida (Thompson et al., 1999). Eles postularam que a literacia mediática poderia interromper o caminho da pressão mediática para a internalização dos ideais de aparência mediática, tornando os ideais de aparência nos meios de comunicação menos desejáveis e menos plausíveis e reduzindo a influência persuasiva dos meios de comunicação social.
A redução na internalização diminuiria então os fatores distais, como insatisfação corporal e distúrbios alimentares. Portanto, é razoável esperar que a alfabetização midiática modere as ligações entre a visualização de selfies e a internalização do ideal de magreza e a restrição alimentar.
Pesquisas anteriores identificaram a alfabetização midiática como um fator de proteção da imagem corporal. Por exemplo, descobriu-se que a literacia mediática tem relações positivas com a baixa internalização do ideal de magreza e a insatisfação corporal entre as raparigas adolescentes (McLean et al., 2013), bem como a elevada apreciação corporal entre as mulheres jovens (Andrew et al., 2015).
Com a popularidade das redes sociais, a relação positiva entre a literacia nos meios de comunicação social, um conceito alargado de literacia mediática e a melhoria da imagem corporal também é documentada por pesquisas empíricas centradas em adolescentes e jovens adultos (Paxton et al., 2022). Estudos de intervenção descobriram que as intervenções de literacia mediática podem prevenir resultados negativos de imagem corporal (por exemplo, internalização do ideal de magreza e insatisfação corporal) provenientes de imagens de magreza ideal para raparigas (Halliwell et al., 2011; Irving et al., 1998).
Recentemente, uma revisão sistemática e uma metanálise revelaram que as intervenções de literacia mediática têm o potencial de melhorar a literacia mediática e reduzir a insatisfação corporal (Kurz et al., 2022). Existem também evidências de apoio à literacia nos meios de comunicação social como um alvo de intervenção modificável para melhorar a imagem corporal (Paxton et al., 2022).
Além disso, o papel amortecedor da literacia mediática também é apoiado por investigação experimental (McLean et al., 2016a; Mingoia et al., 2020; Tamplin et al., 2018). Por exemplo, os participantes que têm uma literacia mediática de base mais elevada reportam uma internalização ideal mais baixa do que aqueles com uma literacia mediática de base mais baixa (Mingoia et al., 2020).
Especificamente para a visualização de selfies, quanto mais as espectadoras acreditarem que as selfies de outras mulheres foram modificadas ou alteradas digitalmente, menor será a probabilidade de internalizarem o ideal de magreza (Vendemia & DeAndrea, 2018). No entanto, até onde sabemos, o papel amortecedor da literacia mediática nas ligações entre a visualização de selfies e a imagem corporal e as preocupações alimentares é menos examinado.
O papel do gênero
Está bem documentado que as mulheres relatam taxas mais elevadas de restrição alimentar e distúrbios alimentares do que os homens (YO Fan et al., 2010; Vartanian et al., 2018; Yong et al., 2021). Parece senso comum que as mulheres demonstrem desejo por um corpo esguio, enquanto para os homens é mais importante parecer musculoso. Recentemente, no entanto, o corpo ideal masculino passou de puramente musculoso para baixo teor de gordura corporal e alto teor de musculatura (McNeill & Firman, 2014; Wang et al., 2018).
Assim, pode ser possível que os homens também tenham uma internalização ideal de magreza (McNeill & Firman, 2014). Em termos das associações entre o uso das redes sociais e a imagem corporal ou distúrbios alimentares, a mesma relação parece existir nos homens e observada nas mulheres (ver Saiphoo & Vahedi, 2019, para uma revisão). Em relação ao papel da internalização ideal de magreza, Vartanian et al. (2018) descobriram que a ligação entre a internalização do ideal de magreza e a restrição alimentar é significativa para homens e mulheres. No modelo de equações estruturais, houve poucas diferenças de gênero nos caminhos (Vartanian et al., 2018).
Outro estudo descobriu que a internalização do ideal de magreza atuou como um mediador significativo entre a influência sociocultural e as preocupações com a imagem corporal para participantes do sexo feminino, mas não para os homens (H. Chen et al., 2007). Até onde sabemos, se o efeito direto e indireto da visualização de selfies na alimentação restrita seria diferente entre meninos e meninas é em grande parte desconhecido. Assim, as potenciais diferenças de género no modelo de mediação proposto seriam exploradas neste estudo.
Várias limitações devem ser abordadas. Primeiro, os participantes deste estudo concentraram-se em adolescentes chineses. Amostras de outras origens culturais e faixas etárias podem valer a pena investigar no futuro. Além disso, o presente estudo utilizou uma amostra comunitária o que pode limitar a generalização dos resultados para amostras subclínicas e clínicas. Em segundo lugar, o desenho deste estudo foi transversal, o que tornou os resultados não suficientemente válidos para chegar a uma conclusão casual. Pesquisas futuras poderiam testar o modelo através de desenhos longitudinais. Terceiro, a recolha de dados baseou-se em medidas de autorrelato, o que pode ter influência nos resultados até certo ponto.
Pesquisas futuras poderiam conduzir outros métodos para melhorar a medição e análise de comportamentos de selfie. Um desses métodos é a análise de conteúdo, que pode ser utilizada para codificar selfies publicadas online (Qiu et al., 2015), juntamente com o feedback que as acompanha. Esta abordagem permitiria ainda mais aos investigadores investigar potenciais conexões entre estes comportamentos de selfie e outras variáveis. Além disso, a medida de visualização de selfies no presente estudo exibiu um valor alfa baixo devido à inclusão de itens que avaliaram uma série de comportamentos (ou seja, visualizar e examinar as selfies e os comentários/curtidas relacionados). Pesquisas futuras poderiam diferenciar ainda mais entre navegação casual e observação atenta de selfies para examinar seus possíveis efeitos distintos na imagem corporal e nos comportamentos alimentares dos espectadores.
Apesar dessas limitações, o presente estudo tem algumas implicações. Do ponto de vista teórico, nosso estudo explorou a associação entre a visualização de selfies e a restrição alimentar, bem como o papel mediador da internalização do ideal de magreza, o que enriquece a teoria sociocultural e a pesquisa sobre preocupações alimentares no contexto das mídias sociais e, mais especificamente, em relação a atividades de selfies.
Além disso, a análise do efeito moderador da literacia mediática também confirma o modelo proposto de literacia mediática – preocupações com o corpo e a alimentação.
Do ponto de vista prático, nosso estudo indicou que a alfabetização midiática amorteceu o efeito negativo da visualização de selfies na internalização do ideal de magreza, o que sugere que um programa educacional com o objetivo de melhorar a alfabetização midiática (incluindo a alfabetização em mídias sociais) seria benéfico para o desenvolvimento de habilidades corporais positivas. imagem e reduzindo assim o risco de restrição alimentar entre adolescentes.
Fonte: https://cyberpsychology.eu/article/view/31744
Marina da Silveira Rodrigues Almeida – CRP 06/41029
Psicóloga Clínica, Escolar e Neuropsicóloga, Especialista em pessoas adultas Autistas (TEA), TDAH, Neurotípicos e Neurodiversos.
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