CYBERPSICOLOGIA E CYBERPSICÓLOGOS

A cyberpsicologia é o campo de estudo relacionado à maneira como as pessoas interagem por meio de computadores ou dispositivos digitais e aos efeitos emocionais que o uso tem no cérebro.

Cyber vem da palavra Cibernética, que é a operação de controle e comunicação de computadores. O campo da ciberpsicologia também abrange considerações futuras que se aproximam rapidamente, como ciborgues, os efeitos da interação com inteligência artificial (IA) e robôs.

A cyberpsicologia também é conhecida como psicologia da internet ou psicologia da web.

Cyberpsicólogos e outras pessoas especializadas no estudo da mente e do comportamento usam a área para compreender as maneiras pelas quais a vida online afeta seus pacientes. Isto, por sua vez, aumenta a sua compreensão sobre a melhor forma de ajudar os seus pacientes com problemas psicológicos relacionados com a Internet e o computador.

Estudos de cyberpsicologia

A cyberpsicologia estuda os efeitos, implicações e fenômenos mentais e emocionais do uso do computador e da Internet. O estudo da cyberpsicologia mostra como as pessoas pensam e se comportam de diferentes maneiras enquanto usam – e como resultado do uso – da tecnologia. A cyberpsicologia está especialmente interessada nos efeitos das mídias sociais e da realidade virtual nas mentes dos usuários.

Um efeito notável das redes sociais é a diminuição da autoestima de uma pessoa devido à comparação constante da sua própria vida com as vidas glamourizadas retratadas pelas pessoas que seguem online. T

Atualmente encontramos patologias ou adoecimento psíquico relacionados às redes sociais: a patologia psicológica FOMO que se produz pelo medo de ficar fora do mundo tecnológico ou a não se desenvolver ao mesmo ritmo que a tecnologia, e a FOBM, sigla vem do termo “fear of being mean”, que traduzindo em português significa algo como “medo de ser maldoso”.

O FOBM tem a ver com agradar as pessoas o tempo todo, tentar manter todos ao redor felizes e gostando da nossa companhia. Encontramos também o comportamento da verificação compulsiva da conta de um usuário nas redes sociais e à postagem de atualizações constantes por medo de perder amigos e qualquer tipo de evento.

Outros tópicos populares de estudo incluem identidades online, tipos de personalidade na internet, comportamento regressivo online, dependência a internet, dependência a jogos eletrônicos, dependência a tecnologia, vícios em celulares e mídias sociais, cyberbullying, efeitos negativos nos relacionamentos e mudança de gênero online.

Psicoterapia e E-terapia

Além da psicoterapia tradicional, a e-terapia ou psicoterapia online surgiu como uma forma potencial para os indivíduos receberem cuidados de saúde mental. A e-terapia é um serviço de aconselhamento terapêutico prestado a um paciente pela Internet.

A psicoterapia online pode ser benéfica para pessoas que não conseguem ir a um terapeuta em um local físico. A e-terapia também pode permitir que terapeutas e pacientes interajam por meio de e-mails, chats ou vídeos.

Porém, ao procurar um serviço de e-terapia ou psicoterapia online, deve-se garantir que está conversando com um profissional psicólogo licenciado pelo Conselho Federal de Psicologia no E-psi e ser atendido em plataformas de Telessaúde com segurança de dados sensíveis e criptografias adequadas, HIPAA-BAA (Lei de Portabilidade e Responsabilidade do Seguro de Saúde).

A realidade virtual também pode ser aplicada em diversos ambientes terapêuticos, incluindo o tratamento de pacientes com TEPT, autismo e fobias. A terapia imersiva de realidade virtual altera a percepção do paciente sobre seu ambiente e o coloca com segurança em um ambiente potencialmente desencadeador.

Aqui, o paciente pode investigar com segurança seus medos, sem quaisquer ameaças reais ao seu bem-estar e ao mesmo tempo que é orientado e monitorado por uma psicóloga licenciada.

Marina da Silveira Rodrigues Almeida – CRP 06/41029

Psicóloga Clínica, Escolar e Neuropsicóloga, Especialista em pessoas adultas Autistas (TEA), TDAH, Neurotípicos e Neurodiversos.

Licenciada pelo E-psi do Conselho Federal de Psicologia para atendimentos on-line.

Entre em contato comigo somente por WhatsApp (+55) 13 991773793 que minha secretaria enviará as informações que precisar sobre Psicoterapia on-line, Mentoria, Palestras e Consultoria.

Instagram:

@institutoinclusaobrasil

@psicologamarinaalmeida

@autismoemadultos_br

Compartilhe o post!

WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Pular para o conteúdo