Veja como os líderes podem ajudar a criar um local de trabalho mais seguro psicologicamente e de maneira inclusiva.
1. Faça da segurança psicológica uma prioridade explícita.
Converse com sua equipe sobre a importância de criar segurança psicológica no trabalho. Conecte-a a um propósito maior de maior inovação organizacional, envolvimento da equipe e inclusão. Peça ajuda quando precisar e dê ajuda gratuitamente quando solicitado. Modele os comportamentos que você deseja ver e prepare o cenário usando práticas de liderança inclusivas.
2. Faça com que todos se manifestem.
Mostre curiosidade genuína e respeite a franqueza e a verdade. Tenha a mente aberta, compassivo e esteja disposto a ouvir quando alguém for corajoso o suficiente para dizer algo que desafie o status quo.
3. Estabeleça normas sobre como lidar com as falhas.
Não puna a experimentação e a possibilidade de riscos (razoáveis). Mostre que reconhece que os erros são uma oportunidade de crescimento. Incentive o aprendizado com o fracasso e a decepção e compartilhe abertamente as lições aprendidas com os erros. Use franqueza ao expressar decepção e apreciação.
4. Crie espaço para novas ideias.
Forneça qualquer desafio dentro do contexto mais amplo de suporte. Considere se você deseja apenas ideias que foram exaustivamente testadas ou se está disposto a aceitar ideias altamente criativas e inovadoras que ainda não estão bem formuladas. Não há problema em fazer perguntas difíceis; mas faça isso sempre apoiando ao mesmo tempo em fatos, roteiros, e escopos onde todos possam participar e contribuir com a equipe.
5. Abrace o conflito produtivo.
Promova o diálogo sincero e o debate construtivo, trabalhe para resolver conflitos de forma produtiva e respeitosa. Prepare o terreno para mudanças incrementais, estabelecendo expectativas da equipe para fatores que contribuem para a segurança psicológica.
Com sua equipe, discuta as seguintes questões:
- Como os membros da equipe comunicarão suas preocupações sobre um processo que não está funcionando?
- Como as reservas podem ser compartilhadas com os colegas de maneira respeitosa?
- Quais são as nossas normas para gerenciar perspectivas conflitantes?
6. Preste muita atenção e procure padrões.
Defenda uma segurança psicológica consistente para todos, e não apenas como um “bom ter” – é importante para os resultados financeiros.
Considere as crenças atuais da equipe ao desenvolver estratégias para aumentar a segurança psicológica da equipe, porque um tamanho único não serve para todos.
7. Faça um esforço intencional para promover o diálogo.
Promova a habilidade de dar e receber feedback e crie espaço para as pessoas expressarem preocupações. Faça perguntas poderosas e abertas aos colegas e, em seguida, ouvir ativamente e atentamente para compreender seus sentimentos e valores, bem como os fatos. Ofereça oportunidades para aprender como compartilhar feedback construtivo entre si e como são as respostas respeitosas.
8. Comemore as vitórias.
Observe e reconheça o que está indo bem. Interações e conversas positivas entre indivíduos são baseadas na confiança e no respeito mútuo. Portanto, compartilhe o crédito e adote a experiência entre muitos e o sucesso do coletivo, em vez de uma mentalidade de “herói” único.
Celebre o que está indo bem, por menor que seja, e aprecie os esforços das pessoas. Incentivar e expressar agradecimentos reforça o senso de identidade dos membros da sua equipe. Dê aos membros da sua equipe o benefício da dúvida quando eles assumirem um risco, pedirem ajuda ou admitirem um erro. Por sua vez, confie que eles farão o mesmo por você.
Fontes:
https://www.ccl.org/articles/leading-effectively-articles/what-is-psychological-safety-at-work/
Marina da Silveira Rodrigues Almeida – CRP 06/41029
Psicóloga Clínica, Escolar e Neuropsicóloga, Especialista em pessoas adultas Autistas (TEA), TDAH, Neurotípicos e Neurodiversos.
Licenciada pelo E-psi do Conselho Federal de Psicologia para atendimentos on-line.
Entre em contato comigo somente por WhatsApp (+55) 13 991773793 que minha secretaria enviará as informações que precisar sobre Psicoterapia on-line, Mentoria, Palestras e Consultoria.
Instagram:
@institutoinclusaobrasil
@psicologamarinaalmeida
@autismoemadultos_br