É com grande entusiasmo que apresentamos o segundo volume da série “Educação, Neurodiversidade e Saúde: Políticas, Contextos e Práticas Inclusivas”. Este volume se concentra nos eixos temáticos “Neurodiversidade: Contextos e Práticas Inclusivas” e “Educação, Contextos e Práticas”, proporcionando uma exploração aprofundada das práticas inclusivas e das dinâmicas educacionais que envolvem a neurodiversidade.
O livro está organizado em dois eixos, contendo sete de capítulos que abordam questões cruciais para a promoção de uma educação inclusiva e equitativa. A primeira parte, dedicada à “Neurodiversidade: Contextos e Práticas Inclusivas”, destaca a importância de práticas inclusivas em diversos contextos educacionais e sociais. Os textos exploram desde a inclusão de alunos com necessidades especiais em salas de recursos multifuncionais até a inserção de indivíduos neurodivergentes no mercado de trabalho. Reflexões sobre a educação inclusiva na contemporaneidade e análises de discursos sobre representatividade étnico-racial enriquecem a discussão sobre a neurodiversidade. Esta parte também abrange a importância de práticas inclusivas em educação física, marketing inclusivo, e o papel da psicanálise na compreensão da diversidade de gênero.
A segunda parte do volume aborda “Educação, Contextos e Práticas”, examinando a educação em diversos contextos e oferecendo análises e estudos de caso que destacam práticas educativas inovadoras e desafios contemporâneos. Desde a importância da consciência fonológica na alfabetização até a gestão de qualidade em bibliotecas universitárias, os textos oferecem uma visão ampla das práticas educacionais.
Este volume, através de suas análises técnicas e reflexões críticas, oferece uma contribuição significativa para a compreensão e implementação de práticas inclusivas na educação. Esperamos que este trabalho inspire educadores, pesquisadores e profissionais a promover uma educação que respeite e valorize a diversidade neurocognitiva. Convidamos os leitores a mergulharem nesta leitura rica e transformadora, que certamente contribuirá para a construção de uma sociedade mais inclusiva e equitativa.
Boa leitura!
Eunice Nóbrega Portela
Doutora em Educação
Universidade Federal de Brasília
ÍNDICE
NEURODIVERSIDADE: CONTEXTOS E PRÁTICAS INCLUSIVAS
TRABALHO DOCENTE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA:
MARCOS HISTÓRICOS………………………………………………………………….10
Carolina Votto Silva
Antonio Reis de Sá Junior
A INCLUSÃO ESCOLAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA………..24
Bruna Beatriz da Rocha
Rebeca Freitas Ivanicska
UMA ANÁLISE DO PAPEL DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA
EM CONTEXTO RONDONIENSE……………………………………………………30
Josué Pereira dos Santos
Jacqueline Lidiane de Souza Prais
INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO:
DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DA
PESSOA AUTISTA…………………………………………………………………………43
Larissa Argenta Ferreira de Melo
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA CONTEMPORANEIDADE:
NOTAS E REFLEXÕES A PARTIR DA VIVÊNCIA DE
COTIDIANOS ESCOLARES……………………………………………………………54
Ailton Batista de Albuquerque Junior (Roinuj Tamborindeguy)
Gabriel Silveira Pereira
NEURODIVERSIDADE E MARKETING INCLUSIVO:
PROMOVENDO A INCLUSÃO E A VALORIZAÇÃO DA NEURODIVERSIDADE………………………………………………………………….63
Samara Maria Michelim
TUDO BEM, SER DIFERENTE:
ABRAÇANDO A DIVERSIDADE E PROMOVENDO A INCLUSÃO……74
Débora Jesus de Queiroz
DISCURSOS SOBRE REPRESENTATIVIDADES ÉTNICO-RACIAIS
EM UM LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA A PARTIR DE
DIÁLOGOS COM O PENSAMENTO DECOLONIAL…………………………90
Joice Darlene de Melo
Francisco Fernandes Ladeira
Vicente de Paula Leão
ESTUDOS E PESQUISAS EM GÊNERO E SEXUALIDADE:
REFLEXÕES SOBRE INTERSECCIONALIDADE, GÊNERO,
SEXUALIDADE E IDENTIDADE…………………………………………………..100
Marina da Silveira Rodrigues Almeida
PSICANÁLISE CONTEMPORÂNEA E A COMPREENSÃO DA DIVERSIDADE DE GÊNERO…………………………………………………………117
Marina da Silveira Rodrigues Almeida
CONCEPÇÕES SOBRE OS ASPECTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL……130
Aline Steiner Sutil Cenci
TECNOLOGIAS: EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNDO VIRTUAL (PARTE 1) ……………………..144
Ana Paula Mesquita
Erick Miranda Mesquita
Manuela Tenorio
Márcia Amanda da Silva Pereira
Simone Helen Drumond Ischkanian
TECNOLOGIAS: EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNDO VIRTUAL (PARTE 2)……………………..159
Ana Paula Mesquita
Erick Miranda Mesquita
Manuela Tenorio
Márcia Amanda da Silva Pereira
Simone Helen Drumond Ischkanian
Baixar PDF do volume 2:
Baixar PDF do volume 1:
Realizo psicoterapia online ou presencial para pessoas neurotípicas e neurodiversas.
Realizo avaliação neuropsicológica online para diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista em Adultos e TDAH.
Agende uma consulta no WhatsApp +55 (13) 991773793.
Marina da Silveira Rodrigues Almeida – CRP 06/41029
WhatsApp (13) 991773793
INSTITUTO INCLUSÃO BRASIL
Rua Jacob Emmerich, 365 – sala 13 – Centro – São Vicente-SP
CEP 11310-071
marinaalmeida@institutoinclusaobrasil.com.br
www.institutoinclusaobrasil.com.br
https://www.facebook.com/InstitutoInclusaoBrasil
https://www.facebook.com/marina.almeida.9250
Instagram:
@institutoinclusaobrasil
@psicologamarinaalmeida
@autismoemadultos_br