A Psicologia Intercultural torna-se central para a compreensão do comportamento humano em todos os grupos culturais.
Incluídos nesta categoria geral de fenômenos estão processos que envolvem Psicologia da Aculturação, Aculturação e Adaptação, Relações Interculturais, Identidade Cultural, Multiculturalismo e Aplicações para melhorar as relações interculturais.
A aculturação é o processo de mudança cultural e psicológica tanto em grupos culturais como em indivíduos.
Os tópicos da aculturação incluem: como a aculturação ocorre, quão bem os indivíduos e grupos se adaptam uns aos outros e as ligações entre como e quão bem a aculturação prossegue. Esta última questão é importante para criação de políticas e programas públicos que poderão ser desenvolvidos para promover o bem-estar.
A maior parte das pesquisas sobre aculturação tem sido dedicada à compreensão dos fatores que influenciam como grupos como imigrantes e refugiados, povos indígenas, estrangeiros, e grupos etnoculturais se aculturam e como se adaptam à vida na sociedade em geral.
No domínio das Relações Interculturais incluem atitudes e estereótipos étnicos, bem como preconceitos e discriminação étnica. Esses estudos têm uma longa história na psicologia social, bem como na sociologia e na ciência política. As questões aqui são a natureza das relações (colonização, escravatura e dominação) e as consequências destas relações para os grupos e os seus membros individuais.
No domínio da Identidade Cultural incluem a compreensão das identidades étnicas e nacionais dos indivíduos. Identidade étnica é o sentimento de ligação (o valor atribuído a ser membro) e o sentimento de pertencimento que uma pessoa tem com o seu grupo cultural específico.
A identidade nacional é o sentimento de apego à sociedade mais ampla em que vivem. De particular importância é a relação entre estas duas identidades. Eles podem coexistir, entram em conflito; e apresentam consequências psicológicas e sociais nos indivíduos.
No domínio do Multiculturalismo, no aspecto social incluem a presença real da diversidade cultural, da equidade social e da coesão social em sociedades culturalmente plurais e as orientações políticas que uma sociedade adota para estas questões.
Na perspectiva da psicologia individual, o estudo do Multiculturalismo inclui atitudes em relação à diversidade, à equidade e o grau em que os indivíduos estão dispostos a mudar para acomodar esta diversidade e aceitar a equidade.
A Psicologia de Imigrantes e Refugiados incluem o processo envolvido na migração, tanto voluntária quanto forçada. Quando indivíduos que foram criados numa cultura mudam para outra cultura e procuram restabelecer as suas vidas, todas as questões mencionadas acima vêm à tona.
A aculturação, as relações intergrupais, a identidade cultural e o multiculturalismo entram num conjunto de relações complexas enfrentadas pelos imigrantes e refugiados.
Estas relações precisam ser estudadas e os seus problemas resolvidos antes que diversas sociedades possam ter sucesso na exclusão de pessoas vulneráveis e sub-representadas.
Fonte:
https://www.oxfordbibliographies.com/display/document/obo-9780199828340/obo-9780199828340-0042.xml
Marina da Silveira Rodrigues Almeida – CRP 06/41029
Psicóloga Clínica, Escolar e Neuropsicóloga, Especialista em pessoas adultas Autistas (TEA), TDAH, Neurotípicos e Neurodiversos.
Licenciada pelo E-psi do Conselho Federal de Psicologia para atendimentos on-line.
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