LIVRO E EBOOK – DO DISCURSO À TELA: DIÁLOGOS ENTRE LITERATURA E CINEMA – VOLUME 1

APRESENTAÇÃO

“O cinema é uma questão do que está dentro

 do quadro e do que está fora dele.”

Martin Scorsese.

Os textos do Volume – 1 da obra DO DISCURSO À TELA: DIÁLOGOS ENTRE LITERATURA E CINEMA propõem reflexões diversificadas sobre a riqueza do diálogo entre essas duas grandes áreas de expressão cultural, convidando o leitor a perceber como narrativas literárias atravessam o espaço da página para se tornarem experiências cinematográficas, como a psique humana se manifesta por meio da arte e, como questões sociais e estéticas se entrelaçam na construção de sentidos, emoções e significados.

A seguir, são apresentados os Eixos que organizam o Volume 1, reunindo

capítulos que dialogam entre si e oferecem olhares singulares sobre as interfaces entre Literatura e Cinema.

O EIXO 1 – NARRATIVAS LITERÁRIAS EM TRÂNSITO: DA PALAVRA AO CINEMA, inaugura a obra reunindo estudos que investigam processos de adaptação, transposição intersemiótica e diálogos entre diferentes linguagens narrativas.

Inicialmente, Lisbela e o Prisioneiro: Percursos intersemióticos do teatro ao cinema, Marina Arantes Santos Vasconcelos e Roberto Medina analisam o percurso do texto teatral para a tela cinematográfica, evidenciando como a intersemiose promove novas leituras e experiências sensoriais. Em Lo Straniero, uma visão cinematográfica do absurdo de Albert Camus, de Alexandre Guimarães, o leitor encontra uma abordagem crítica sobre como o cinema capta e traduz a filosofia do absurdo, mantendo a densidade literária do original. A seguir, o estudo Do Som ao Mundo: Intermidialidade, cosmogonia e mito em Tolkien e na abertura de “Os Anéis de Poder”, de Cássio Selaimen Dalpiaz, evidencia a articulação entre som, imagem e narrativa mítica, mostrando a relevância da mediação intermidial. Em Drive My Car: Transcrição fílmica e paisagens emocionais na literatura de Haruki Murakami, Cacio José Ferreira e Leandro de Araújo Sampaio apresentam a sutileza emocional das obras de Murakami em diálogo com a estética cinematográfica.

Por fim, Da Literatura para o Audiovisual: As adaptações das obras Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar para o cinema, de Eleonora Maria Bezerra de Araújo e Melissa Leandra Dantas, analisa a fidelidade, a transformação e a riqueza simbólica na passagem do texto escrito à obra audiovisual.

O EIXO 2 – ENTRE A PSIQUE E A CENA: CINEMA, ARTE E SUBJETIVIDADE, centra-se na exploração da subjetividade humana na interdisciplinaridade Literatura e Cinema.

No capítulo Imagens do inconsciente Em Cena, Diego de Albuquerque Alves Moreira, Eduardo Luís Pereira Nísio e Reginaldo da Rocha Leite evidenciam como os filmes revelam dimensões profundas do inconsciente, traduzindo símbolos internos em experiências visuais. Em Cine-lírico: O filme como poema, Cynthia Almeida de Souza propõe uma leitura poética do cinema, em que imagens e sons se combinam para produzir sensações e sentidos que transcendem a narrativa linear.

O capítulo A Garota da Agulha: Paradoxos e ambiguidades humanas em uma leitura literária e psicanalítica, da Psicóloga e Psicanalista Contemporânea Marina da Silveira Rodrigues Almeida, aproxima o leitor da análise psicanalítica de personagens e situações, articulando Literatura e Cinema, temas como psicopatia, serial killers em mulheres, infanticídio e o mito do amor materno são desenvolvidos neste texto.

Por sua vez, Relacionamentos por um fio: do rompimento à reconexão, de Fe Matos, examina a representação dos vínculos humanos e suas complexidades emocionais. Já, A Jornada da Alma: Uma análise junguiana de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, de Amanda Cristina Camilo Murça, ilumina a dimensão arquetípica e simbólica do filme, enquanto, O Diário, a Câmera e a Psique: O fenômeno geracional da saga de Bridget Jones à luz da psicologia junguiana, de Cássia Relva, discute a subjetividade e a construção da identidade no contexto cultural contemporâneo.

O EIXO 3 – REPRESENTAÇÕES DA ALTERIDADE E DA EXCLUSÃO NO CINEMA E NA CULTURA POP, aborda questões sociais e culturais centrais.

O capítulo “La Luna”, uma narrativa de amor corrupto: O campo cinematográfico explora a dinâmica familiar, de Francisca Júlia da Silva Soares e Vanalucia Soares da Silveira, analisa como o cinema retrata relações familiares e amorosas complexas. Em O Diferente Incomoda? Como são abordados os “fora dos padrões” nas histórias ficcionais – O preconceito nos mangás e animes, as autoras Rita de Cássia Tonete Gomes e Adriana Mastela Gomes Grasseli investigam representações da alteridade e do preconceito na cultura pop. Em A Única que vê: A metáfora da cegueira e a resistência da alteridade em Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago, e sua adaptação cinematográfica, de Marcos Paulo Ferreira da Silva, explora a dimensão simbólica e ética da exclusão. E, Entre o desejo, o amor e a rejeição social: O estigma da prostituição na arte e na vida, de Cláudia Mota, oferece uma leitura crítica sobre marginalidade, estigmas e representação social.

O EIXO 4 – INTERMIDIALIDADE E POÉTICAS DAS TRANSPOSIÇÕES, fecha o volume, refletindo sobre a complexidade das relações entre diferentes linguagens artísticas.

O capítulo intitulado O Herege no Divã de Freud, de Sandro Xavier, aborda a intersecção entre psicanálise e cinema. O estudo Entre Letras e Lentes: A autoria que transborda, de Cynthia Almeida de Souza, evidencia o diálogo criativo entre Literatura e Cinema. Por sua vez, Entre Mídias, Entre Vidas: Intermidialidade e subjetividade em Mrs. Dalloway e As Horas (uma leitura crítica da transposição estética de Virginia Woolf ao cinema contemporâneo), de autoria de Sandro de Carvalho Teles, investiga as nuances da adaptação e da subjetividade em múltiplas mídias. E, por fim, O Cinema como Poesia: mímeses aristotélica e experiência fenomenológica em Ensina-me a Viver, de Karina Almeida, apresenta reflexões sobre estética, experiência e mímese no cinema, consolidando a dimensão poética e filosófica do diálogo entre linguagens.

Dessa forma, cada capítulo procura demonstrar, à sua maneira, que o diálogo entre palavra e imagem transforma a narrativa e amplia a compreensão sobre o humano, o social e o simbólico.

A coletânea nos revela, assim, caminhos possíveis entre o discurso literário e a experiência cinematográfica, oferecendo um convite constante à leitura, à reflexão e ao diálogo entre autores, pesquisadores e leitores interessados na riqueza da Literatura e do Cinema como práticas culturais fundamentais.

Que este livro inspire leitores, pesquisadores e criadores a continuar explorando, reinventando e celebrando os diálogos entre a palavra e a imagem, certos de que cada narrativa, literária ou cinematográfica, possui o poder de transformar pensamentos, emoções e perspectivas, abrindo horizontes para novas descobertas e para o infinito da imaginação humana.

Com votos de excelentes leituras!

Os Organizadores

Dr. Roberto Medina

Dr. Wiliam Alves Biserra

Dra. Marina Arantes Santos Vasconcelos

Dra. Dirce Maria da Silva

Me. Alexandre Sidnei Guimarães

O arquivo digital está disponível para download em www.editoraschreiben.com

Links diretos para download:

Volume 1: DO DISCURSO À TELA: DIÁLOGOS ENTRE LITERATURA E CINEMA – VOLUME 1

https://www.editoraschreiben.com/livros/do-discurso-%C3%A0-tela%3A-di%C3%A1logos-entre-literatura-e-cinema-%E2%80%93-volume-i

Volume 2: DO DISCURSO À TELA: DIÁLOGOS ENTRE LITERATURA E CINEMA – VOLUME 2

https://www.editoraschreiben.com/livros/do-discurso-%C3%A0-tela%3A-di%C3%A1logos-entre-literatura-e-cinema-%E2%80%93-volume-ii

Entre em contato comigo por mensagem no WhatsApp (55) 13 991773793 e agende uma consulta online.

Marina da Silveira Rodrigues Almeida – CRP 06/41029

Psicóloga Clínica, Escolar e Neuropsicóloga, Especialista em pessoas adultas Autistas (TEA), TDAH, Neurotípicos e Neurodiversos.

Psicanalista Psicodinâmica e Terapeuta Cognitiva Comportamental

Entre em contato comigo somente por mensagem no WhatsApp (+55) 13 991773793 que minha secretária enviará as informações que precisar sobre Psicoterapia on-line, Mentoria, Palestras e Consultoria.

Instagram:

@institutoinclusaobrasil

@psicologamarinaalmeida

@autismoemadultos_br

Compartilhe o post!

WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *